29.1.10

Chapeuzinho nas manchetes



E-mail recebido da minha amiga Veruschka, mãe da amiga "Laulinha". A-do-rei:

Se a história da Chapeuzinho Vermelho fosse verdade, como ela seria contada na imprensa no Brasil? Veja as diferentes maneiras de contar a mesma história:
Jornal Nacional
(William Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem..."
(Fátima Bernardes): "...mas a atuação de um caçador evitou a tragédia."
Programa da Hebe
"...que gracinha, gente! Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?"
Cidade Alerta
(Datena): "...onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia pra casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... um lobo, um lobo safado. Põe na tela, primo! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não!"
Superpop
(Luciana Gimenez): "Geeente! Eu tô aqui com a ex-mulher do lenhador e ela diz que ele é alcoólatra, agressivo e que não paga pensão aos filhos há mais de um ano. Abafa o caso"
Globo Repórter
(Chamada do programa): "Tara? Fetiche? Violência? O que leva alguém a comer, na mesma noite, uma idosa e uma adolescente? O Globo Repórter conversou com psicólogos, antropólogos e com amigos e parentes do Lobo, em busca da resposta. E uma revelação: casos semelhantes acontecem dentro dos próprios lares das vítimas, que silenciam por medo. Hoje, no Globo Repórter."
Discovery Channel
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver.
Revista Veja
Lula sabia das intenções do Lobo.
Revista Cláudia
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.
Revista Nova
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama!
Revista Isto É 
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.
Revista Playboy
(Ensaio fotográfico do mês seguinte): "Veja o que só o lobo viu".
Revista Vip
As 100 mais sexies - desvendamos a adolescente mais gostosa do Brasil!
Revista G Magazine
(Ensaio com o lenhador) "O lenhador mostra o machado".
Revista Caras
(Ensaio fotográfico com a Chapeuzinho na semana seguinte): Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor pra muitas coisas na vida. Hoje, sou outra pessoa."
Revista Superinteressante
Lobo Mau: mito ou verdade?
Revista Tititi
Lenhador e Chapeuzinho flagrados em clima romântico em jantar no Rio.
Folha de São Paulo
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador". Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.
O Estado de São Paulo
Lobo que devorou menina seria filiado ao PT.
O Globo
Petrobras apoia ONG do lenhador ligado ao PT, que matou um lobo para salvar menor de idade carente.
O Dia
Lenhador desempregado tem dia de herói.
Extra
Promoção do mês: junte 20 selos mais 19,90 e troque por uma capa vermelha igual a da Chapeuzinho!
Meia hora
Lenhador passou o rodo e mandou lobo pedófilo pro saco!
O Povo
Sangue e tragédia na casa da vovó.

Solidariedade

Assunto nada ver com crianças, gracinhas e afins. Quer dizer, na verdade tem, porque meu coração de mãe fica completamente congelado vendo as fotos daqueles pequenos do Haiti, tão sem rumo, meu Deus.

Queria ajudar, não sabia como, até que uma amiga com mais recursos que eu disse que estava recolhendo doações onde quer que fosse e entregando no Viva Rio, que estava enviando os donativos através do Ministério das relações exteriores. Fiz a limpa em casa, comprei mantimentos, mobilizei as pessoas no trabalho e os amigos.

A coisa lá continua feia ( ia dizer preta mas não quero que pensem que estou fazendo "trocadalhos" com um assunto tão sério) mas esse blog que recebi o link hoje mostra um pouquinho do que de bom tem sido feito pra ajudar:  http://eduardahamann.blogspot.com/ , então achei legal divulgar.

Acessem. E se puderem, colaborem.


"Se você não puder alimentar 300 pessoas, alimente apenas uma."
Madre Teresa de Calcutá.

14.1.10

Levando a volta

Ontem Laís e o pai foram comer uma pizza perto de casa, enquanto me aguardavam chegar do trabalho, para que eu não subisse o caminho da roça sozinha e no escuro. Eu já falei que moro na roça ? Bom, a Rio Luz se esqueceu de lá desde março de 2009, caso perdido.

Anyway, cheguei e encontrei os dois bonitinhos, comendo. Ele bebendo uma cerveja. Ela, nada.

Ela então fez sua cara de vítima sofredora, virou pra mim com sua voz de vítima sofredora (aquela baixinha e arrastada) e disse:
- Mamãe, eu quelo um gualaná... ( todas as frases de vítima sofredora acabam com reticências)

Olhei para o pai como quem pergunta: "porque você não deu um guaraná pra criança?" e ele, fazendo aquela cara de "vai cair nessa?" respondeu a pergunta que não fiz:

-É claro que ela já tomou um , Karen? Ela está fazendo essa cena porque quer OUTRO guaraná!

- É filha?
- Hum-hum...
- E você queria me enrolar sua malandrinha?
-Não ma-mãe! Eu que-lia um guá-la-na...
- Tá filha mas você já tomou um, e está de noite. Se você tomar outro vai ficar quicando em vez de dormir! Se tiver com sede pode tomar um suco ou água. Guaraná não, tá?

Ela fez o bico de vítima sofredora e continuou a comer a pizza. Me perguntou se podia tirar o chinelo e eu disse que não, pois as pessoas não ficam descalças no restaurante. Ficamos conversando e comendo. Quando estávamos acabando, pedi ao pai que pagasse a conta. Então ele se levantou e começou a repetir em voz alta os itens que foram consumidos.

Ela rapidamente virou-se e disse:
-Mamãe, o papai pediu meu gualaná?
- Não filha, ele apenas está falando para o Seu Carlinhos que você tomou um, pra poder pagar a conta.
- Não mamãe, ele pediu um gualaná! Pá quem ele pediu?
- Laís, para de querer me enrolar! Vai comer arroz e feijão! Falei rindo.
- Poque?
- Pra ver se você cresce, que é pra aprender a dar a volta na mãe e no pai!

Então ela se levantou, tirou o chinelinho (aquele mesmo, que eu disse pra não tirar) e deu a volta na mesa, passando por mim e depois pelo o pai. Então ela parou do meu lado, com as mãozinhas na cintura e ar de triunfo:
- Ponto! Dei a volta.

Pronto ?
Mamãe definitivamente não está acompanhando a velocidade... Levei a primeira, de muitas voltas... ai, ai...
(esse ai, ai foi de vítima sofredora)

12.1.10

Necessário

Eu, quase levando uma banda da garotinha:

Cena 1: conversa informal na sala.

- Mamãe, o que é necessálio?
- É uma coisa que a gente precisa.
- Como assim?
- Uhmm... Por exemplo: o que é necessário pra ir ao colégio? Mochila, uniforme... O que é necessário pra desenhar? Papel, lápis de cor... O que é necessário pra fazer um bolo?
- Ovo, mantega, leite massa e esquentá!
- Isso! E o que é necessário pra tomar banho?
- Chuveilo, sabonete, shampoo, queme...
- Isso filha! Entendeu o que é necessário?
- Hum-hum!

Corta.
Cena 2: prontas para dormir, já tinhamos rezado e nos calado, quando ela diz:
- Mamãe, por exempo...o que é necessálio pá dormi?
- Cama, travesseiro, camisola e sono!
- Pois é, eu tô sem sono. Posso vê mais um desenho?

Segundos de silêncio. Touché!
Saquei da cartola:

-Acontece que é necessário que crianças pequenas durmam cedo pra poder ter energia pra brincar no dia seguinte. Quando não tem sono, é necessário que a gente feche o olhinho e fique quietinha que o soninho vem. ok? Quer que eu cante uma música pra vc?
-Hum-hum!

Ufa! Essa foi quase. Mas tornou-se absolutamente necessário mamãe se ligar rapidinho, pra não bailar na curva...

7.1.10

O bonequinho viu: e por incrível que pareça não dormiu

Ou: 5 motivos para vc parar de preconceito e assistir numa boa o filme da Xuxa com sua filha.



Sei que corro o imenso risco de perder metade das minhas 4 leitoras fiéis só de pensar em fazer algo que passe perto de um elogio a D. Maria das Graças, mas mesmo assim decidi dar minha cara a tapa. Afinal de contas, se você escreve em um caderno e tranca suas opiniões na gaveta é uma coisa, mas quem escreve na internet tá na chuva, e uma vez na chuva...

Antes de falar do filme "Xuxa em o Mistério de Feiurinha" entretanto, queria fazer um imenso parenteses (eu amo parenteses).

Laís, assim como a esmagadora maioria das meninas da idade dela ama tudo-e-qualquer-coisa que se relacione ao mundo cor-de-rosa das princesas encantadas. Um dia pretendo contar a ela que na verdade o príncipe encantado no cavalo branco é tão real quanto papai noel ou coelhinho da páscoa, mas por hora não vejo problema algum em deixar a menina sonhar. Vocês sabem eu sou meio Poliana: se não existe o príncipe, ao menos nem tanto pouco a Cuca e cia.

Quanto a Xuxa, preciso dizer que não consigo entender porque quase todas as mães da minha geração consideram a pobre senhora o anti-cristo encarnado.

Acho que ela é alienada e manipulavél, mas a acho muitíssimo bem assessorada.

Uma amiga presenteou Laís quando nem tinha completado 2 anos com 3 dos DVDs "Xuxa só para baixinhos" e tirando uma coisinha politicamente errada aqui e outra ali não vi nada de tão prejudicial ao bom desenvolvimento da criança. Ao contrário, a vi aprendendo a contar os dedinhos do pés e das mãos, aprendendo as partes do corpo, se empenhando em repetir gestos que a ajudaram na coordenação motora. Pô gente, na minha época eu já brincava de "cabeça-ombro-joelho-e-pé". A Xuxa é super desafinada ok, mas criança gosta dela porque é divertido e não porque ela canta bem!

Eu acho bacana o projeto do XSPB. Ele não é perfeito, o XSPB 6 por exemplo, eu batizei de "proibidão da Xuxa" e não deixo ver. É demais pra minha cabeça Xuxa vestida igual a filha (inclusive nas maria-chiquinhas-de-aplique) cantando juntas (nem lembro o que) em ritmo de funk com direito a mão no joelho e abaixadinha! A-lo-u!

Anyway, Laís está de férias, teatro ela ama mas é caro pra xuxu e já tínhamos ido ver o formidável "A princesa e o Sapo" e cinema é mais baratinho. Como não tinha estreado "Alvin e os esquilos" a única opção era ver Feiurinha. Minha resistência não era pela jovem senhora, que conforme acabo de relatar levo na paz, mas por saber que o papel principal era desempenhado pela filha da jovem senhora. Não vou falar mal da menina não, apenas simplesmente acho que ela não tem expressão ainda para um papel dessa alçada.

Então, sem mais delongas, os 5 motivos pelos quais acho que o programa valeu à pena:

1. O Roteiro é livremente baseado na obra de Pedro Bandeira o autor de livros infantos juvenis mais vendido no Brasil.

2. O filme é dirigido pela Tizuka Yamasaki. Não que eu pessoalmente a ache essa cocada preta toda, mas os entendidos acham...

3. Hebe Camargo como "Sogra encantada" mãe de todos os príncipes encantados está uma delííícia, linda de viver e ver.

4. Sasha, apesar de fazer o papel título, só aparece "solando" em 3 ou 4 cenas do filme.

5. O figurino é maravihoso.

E de bônus (que não vale o ingresso mas vale comentar), tem os engraçados Angélica e Luciano Huck como Rapunzel e seu príncipe, e Xuxa fazendo piada de si mesma, questionando se já não está um pouco passada para o papel de princesa encantada. Bacana.
#ficaadica