11.4.11

E por falar em precocidade....

Sempre morri de medo daquela hora que as  crianças começam a ter aquelas curiosidades em relação ao próprio corpo e o dos coleguinhas, e começam a tipo assim , por exemplo... brincar de médico. 

No meu caso especificamente, o medo se deve não pela dificuldade em abordar o assunto, tenho facilidade pra conversar com minha filha e não acho que isso vá mudar. O problema  é que costumo pecar por excesso ( leia-se: eu falo demais). Vc lê lá o texto do Içami Tiba dizendo que vc tem que dar  respostas condizentes com a idade da criança e tal e se Laís me faz uma pergunta, lá vou eu dar um monte de detalhe desnecessário na idade dela. 

Exemplo:
Ela tinha  dois anos e meio e  me perguntou: 
- Mamãe, menina pode namorar com menina?
E eu:
- Claro que pode minha filha! O que a gente mais vê é o menino namorar com a menina, mas se a menina gostar de outra menina, ou o menino gostar de outro menino pode namorar sim, viu? Não tem problema nenhum não!

Fiquei toda feliz com minha resposta e de noite fui contar ao pai, que me repreendeu. Retruquei ofendida: 
-  E você queria que eu mentisse? Que ensinasse nossa filha a ser preconceituosa??? 
E ele na maior calma: 
- Claro que não. Vc poderia ter respondi apenas: "Sim". E fim de papo. 

Palmas pro papai que ele merece. Mamãe precisa aprender a ser mais sucinta. 

Aí, hoje nem tava pensando nisso nem nada, chega um e-mail  da minha co-autora preferida, Tia Magá, com uma piadinha assim: 

Onde você estava? - pergunta a mãe à filha.

- No quarto, brincando de médico com o Joãozinho. Ele era o médico e eu a doente.

A mãe dá um grito e um salto da cadeira:
- De mééééédico?!?!?!

- Médico do SUS, mãe. Ele nem me atendeu!! 


Pelo menos agora se minha filha anunciar que vai brincar de médico já sei o que dizer: 
- Pode ir, mas só se for do SUS hein?
;o)

Nenhum comentário: