26.5.11

Pequena Crônica do Dia das Mães na Escola (do Heitor)

Então, vcs sabem que eu adoro ler né? Ué, como assim não sabem? Tá escrito ali do lado ó, no meu perfil!  Um cara que eu acho muito fera é o Rubem Fonseca. Teve um livro dele (não me lembro qual), que o personagem principal se auto-intitulava “um cretino cronológico”. Me identifiquei na hora. Passei a dizer pra todo mundo que eu sou uma cretina cronológica. Não guardo a ordem das coisas, não lembro de data nenhuma, não lembro em que ano que aconteceu tal coisa, acho que nego gente que morreu há 2 anos tá morto há dez e, que quem tá morto há dez, morreu no ano passado e por aí vai. 


Enfim, como sou uma verdadeira cretina cronológica vou falar agora do Dia das Mães. Ok gente, eu tô lembrada que estamos quase no dia dos pais, que eu deveria estar preocupada com festa junina e o escambau, mas pra que é que vcs acham que eu dei essa volta toda aí do parágrafo de cima?

Foi um fiasco total. Como sou mãe há muito pouco tempo, ainda não tenho o poder de abstração da minha mãe, que caga e anda consegue verdadeiramente viver este dia como um outro dia qualquer, sem esperar mimos paparicos e reverências. Eu não. Eu, como só tenho 4 anos de estrada, espero com ansiedade pelo presentinho do colégio (pago por mim mas guardado em segredo a sete chaves pela criança), pela festinha com direito a lágrimas emocionadas, dos presentes que eu escolho pro pai comprar e ela me dar e taus. 


Só que na véspera da festa a criança me aparece com um febrão nunca dantes registrado por essas bandas, chegou a 39,8, quase que virou sopa, e eu só criando cabelo branco (já estou prevendo que até o final do ano estarei like Madonna, com o cabelo platino blond porque a cada branco novo, é uma mecha loura nova no look).  Resumo: passou o dia da festa (que era uma sexta-feira) de cama. E aí, outro fato nunca dantes registrado por essas bandas: eu peguei a desgraça da virose. Tive até febre! Gente, sem brincadeira: coisa que eu não tenho nunca na vida é febre. Pode pergunta pra D.Dení (minha progenitora, pra quem não sabe). Eu digo que sou caso de estudo porque eu tive sarampo e não tive febre. 


Pra coroar a cagada geral, domingo Wil acorda doente. E, como ele estava com mais febre que eu, achou que eu, que estava “ótema”, tinha que ficar lá subindo e descendo escada, pegando remédio, água, em fim, cuidando do pobre doente (porque homem doente eu vou lhes dizer uma coisa) já que eu estava 100% né? E pra completar a criança que já estava boa, passou o dia me torrando os "dois neurônio" ainda pensantes porque eu já estava de cama desde sábado e ela queria sair pra passear... 


Lição do dia: não espere porra nenhuma nada de especial desse dia. Se vc não acredita em papai Noel, coelhinho da Páscoa ou doendes, pode esquecer, que essa é apenas mais uma data pro shopping bombar de vender e finito. Com sorte vc ganha uma panela nova ou um almocinho no restaurante a kilo. 

Mas pra provar que não sou uma pessoa amargurada e recalcada e taus, vou publicar aqui a experiência da Ana no dia das mães, que foi muito mais edificante do que a minha e teve muito mais lições boas apreendidas. Querem ver só?


Pequena Crônica do Dia das Mães na Escola
Ontem foi a festa do Dia das Mães na Amora. É claro que eu estava ansiosa desde o início da semana. Pintei as unhas de vermelho, como meu filho gosta; comprei mini croissants de queijo minas, como meu filho gosta; e fui.

Cada mãe que chegava era aquela festa. Quando eu cheguei Heitor correu para me dar um abração e muitos beijos.
Ainda faltavam algumas mães, enquanto as outras se comoviam com os olhares daquelas crianças que ainda aguardavam.

Ok. Mães todas lá! Começou a festa. Mães divididas em dois grupos, cada qual com fotos de infância das mães do outro grupo para adivinhar quem era cada uma. Uma farra danada!

Nas paredes as mães desenhadas e pintadas pelo filho. Fiquei tão feliz. Eu estava linda e toda colorida; cada braço e cada perna de uma cor diferente; cabelos curtos e azuis; e muito rosa para todo lado.

Como sempre, a Amora tem super bom gosto e criatividade para presentear os pais. Este ano, as mães ganharam aquele relógio de parede, redondo e branco, e no centro uma pintura feita e assinada pelo rebento. O meu tinha mãe e filho!!! A coisa mais linda do mundo! De verdade!! Isso dentro de uma caixa com a minha imagem desenhada, toda colorida, acompanhada de uma flor, uma árvore, quatro nuvens fofas e uma chuvinha simpática.

Em outra parede frases que cada um fez para descrever a mãe; o que ela fazia ou gostava. Tinha assim: “minha mãe gosta de brincar de barbie comigo”; “minha mãe me leva no Aterro”; “minha mãe gosta de me dar beijinho”; e por aí foi. Pois bem, sabem o que tinha na frase assinada “Heitor”???
“Minha mãe gosta de arrumar a casa”

Como assim?!?! (Sou mãe dedicada pacas!)
 Não preciso nem dizer que teve mãe que olhou e disse: “Nossa, você deve ter obsessão por arrumação!”
Gente, quem me conhece sabe até que gosto de arrumação sim. Que gosto de organização e limpeza. Mas quem vai à minha casa também sabe que isso está longe de ser obsessão. Que mãe obsessiva pela arrumação tem 80% das paredes pintadas com giz de cera? Que mãe obsessiva pela arrumação deixa o filho brincar com 12 cores de guache dentro do apartamento? Tem uma fazenda de isopor num saco enconstado na parede da sala?! Tem limo na p---a do box?
Que pôxa!
Mas, como eu sou eu...
(...chegando em casa...)
- Heitor, por que você não disse que a mamãe te leva à praia, te leva ao cinema, te leva ao teatro?
(três segundos de silêncio, e espera)

- Mamãe, fica no banhelo comigo enquanto eu faço cocô?
- Aí. Por que você não disse que a mamãe fica contigo no banheiro enquanto você faz cocô?!
(agora, com olhar penetrante e voz enfática)
- Eu disse o que eu quis dizer!!!
(três segundos para eu me recuperar)
- Sei. Que a mamãe arruma a casa...
- Eu lembei que você arruma a casa porque eu gosto de casa arrumada!!
(Mãe desmanchando feito manteiga derretendo na frigideira... Olhos rasos d’água)
- Entendi, meu bem. A mamãe amou muito tudo (frase repetida trocentas vezes), os desenhos, o presente e a frase. Fiquei muito orgulhosa de você. Você é o melhor filho do mundo e eu sou muito feliz de ter você!! Você é muito fofo e gostoso. (E outros "você"...)
 Ass.: Essa mãe que vos fala

Lições do Dia:
1ª) Quando o filho de alguém se lembrar da mãe arrumando a casa, não a julgue imediatamente! Pode não ser o que você está pensando.
2ª) Calma. Muita calma. Não seja infantil.
3ª) Não fique tão preocupada com o que os outros vão pensar.

Um comentário:

Lu Azevedo disse...

Oi Karen!

Primeiro, gostaria de te agradecer sua visita lá no blog! Muito obrigada pelo recadinho!

Segundo, que mesmo vc sendo uma cretina cronologica, não é uma cretina bloguistica, por que mesmo tarde, veio aqui e nos fez rir com o fiasco do dia das maes! (desculpe, mas eu ri, rsrs).

E adorei a cronica da Ana!

Beijos!

Lu