25.3.09

Adeus mamadeira


Há mais ou menos 2 semanas Laís levou um tombão e abriu o lábio superior com os dentes. Foi o maior susto, ela ficou com um baita bocão de Angelina Jolie por dois dias mas se recuperou a uma velocidade tão impressionante que fiquei imaginando se ela teria algum gen mutante, estilo Wolverine.

O problema foi que percebi que o dentinho da frente, o grandão que bateu, ficou um pouco escuro. Corremos pro dentista.

Expliquei a ela com antecedência como seria, que o dentista ia olhar o dentinho dela com um espelhinho, que ia passar maquininha e tudo o mais. Ela ficou muito prosa de ir ao dentista e se comportou muitíssimo bem.

Vamos ter que radiografar pra saber o grau do dano no dente, aproveitamos pra já aplicar o flúor mas a dentista foi categórica: mamadeiras a partir de agora, no lixo. Disse que mamadeira de madrugada é veneno que conhece crianças de 3 anos com TODOS os dentinhos cariados por causa de mamadeira que não dê mais mamadeira e acabou-se.

A hora de dormir foi complicada, a bichinha chorou muito que queria o Toddy dela, mas eu não estava em casa, estava na aula. Foi o pai quem conseguiu colocá-la pra dormir sem toddy. A madrugada foi um pesadelo. Ela acordou e pediu mamãe e toddy, nessa ordem.

Quando disse que mamãe tava ali mas toddy não rolava começou o berreiro. Acho que quando ela era neném e só chorava mas não sabia falar doía menos. Os diálogos foram assim (por horas e horas):
- Pode um suquinho então?
- Não filha.... só aguinha. Vc quer?
- Nãããooo!!! Desculpa mamãe! (aos prantos)
- Não precisa pedir desculpa filha, vc não fez nada de errado. Para de chorar florzinha...
- Mas eu quelo pedi desculpa!
- Tá bom então filha, tá desculpada...
- Então posso toma meu Toddy?
- Filha vc não está de castigo. É pro seu bem que não pode. Toddy a essa hora estraga o dentinho...
- Po favo mamãe, só um Toddy banco... ( implorava ela)
- Não pode anjo...
- Nunca mais?
- Durante o dia pode filha! Quando vc acordar mamãe faz um bem grandão!

Mais choro.

De repente ela parava de chorar cansada, mas ficava lá com o olhão arregalado olhando pro teto. Ficamos nessa até o dia clarear e ela pegar no sono, exausta.

Eu só digo o seguinte, a gente como mãe se esforça pra criança não ter medo de médico de dentista e tudo mais, mas francamente eu bem que vou entender quando na próxima visita ela não ficar mais tão prosa e tão serelepe assim pra ir ver a megera da dentista!

3 comentários:

Sandra disse...

Olha Karen, eu achei o seu depoimento bem legal porque como somos mães sabemos oq aunto dói dizer um não ao filho.. tenho certeza que você teve vontade de pegar o Toddy dela.. rsrsrs mas parabéns pelo esforço. Eu também tenho um blog onde coloco as minhas dúvidas, alegrias e tristezas como mãe... Beijos

Renata disse...

Oi, meu nome é Renata e a esta hora estou procurando uma solução para o meu problema e encontrei o seu blog. Estou tentando tirar a mamada noturna da minha peguena de 3 anos, ontem foi bem mas hoje, que horror. Minha peguena chorou 1 hora aguentei firme meu marido chegou e viu que os olhinhos dela estavam inchados (de chorar) e perguntou se eu tinha visto o olho dela, me senti a pior mãe do mundo e falei para ele fazer o mama ai ela dormiu...A esta altura vc ja deve ter solucionado o problema, não li mais nada no seu blog pois ja vou dormir, mas o que vc fez para solucionar este problema.
Desculpe o desabafo.
Um abraço,
Renata.

Karen disse...

Re, não tem segredo não. É dificil pacas, e é isso aí mesmo! Converse muito com a sua pequena, dê muito carinho,explique que vc sabe como ela se sente mas que é pro bem dela e repita esse texto mil vezes, sempre com mais carinho de que vez anterior. Eu tenho um truquezinho desde que Laís era pequenininha que podem me achar doida, mas juro que acho que funciona: quando ela dorme eu chego pertinho dela e começo a explicar tudo que eu acho que ela ainda não pode entender. Em geral as fases difíceis passam rápido quando faço isso. Pelo sim pelo nao, não custa tentar né?
Boa sorte!
Bjos,
K