3.7.14

Como se livrar de uma bronca, em uma lição.



Laís usa aparelho móvel. Ele serve na verdade, para inibir o hábito de chupar dedo. Ela faz isso desde o útero (juro, tenho uma ultra provando. um dia eu escaneio e publico aqui). Agora que os dentes definitivos estão crescendo, ele acaba servindo também meio que de “guia” pra os dentinhos crescerem já no lugar certo.  

É claro que ela já perdeu aparelho, já quebrou,amassou... De forma que já estamos na terceira geração.

Ontem cheguei do trabalho e ela começa a me cercar:

-“ Mamãe” exclama ela me dando um grande abraço. Abracei de volta, perguntei como foi o dia, ela me diz que foi bom e pergunta pelo meu. Digo que foi bom também. Até aí tudo normal, nada diferente do usual.

- Mas foi estressante?

- Estresse faz parte do meu trabalho filha. Tô um pouco preocupada com algumas coisas sim, tô  com um prazo apertado para começar a produzir a nova campanha ( gosto de contar um pouco pra ela se sentir participando) mas não foi um dia “daqueles” não. Respondi sorrindo.

Nesse ponto ela fez uma careta daquelas que a gente faz quando pensa “mas que droga”. Deu um suspiro fundo e começou a falar bem devagar e controladamente:

- Mãe, pensa em um castigo. Bem grande. De uma semana.

- “Castigo? Porque?” Perguntei já sabendo que tinha feito merda. Fato.

- “Pensa mãe.” Insistiu ela.

- O que vc fez?

- Não. Primeiro pensa num castigo e me fala.

- “Não.” Eu respondi engrossando o tom de voz:- O castigo vai depender do tamanho da besteira. Pode fazer o favor de me contar logo? Porque eu tô começando a ficar nervosa já.

- Mãe, eu te desobedeci. Eu comprei chiclete COM AÇÚCAR, e coloquei na boca e coloquei o aparelho e eu achei que ia conseguir tirar mas o aparelho tá todo melecado e grudento ainda porque eu não consegui tirar tudo. Desculpa, eu sei que eu fiz errado. Pode me colocar de castigo. Qual vai ser meu castigo?

- Mas você colocou o aparelho de propósito?

- Foi. Desculpa.

- Mas porque você fez isso? Você tá cansada de saber que não pode comer com o aparelho.

- Sei sim mãe. Desculpa. Você me desculpa?

- Posso pelo menos saber o que passou na sua cabeça pra você ter essa ideia de jerico?

- Bom, eu achei que se eu deixasse o chiclete grudado no meu aparelho no céu da boca, o gosto ia demorar mais pra sair, e eu ia poder comer chiclete na aula sem ninguém ver. 

Parei. Pensei. Conclui que a danada aprendeu beeem mais rápido que eu a se livrar da bronca assumindo a culpa. Achei graça, mas não podia transparecer. Não consegui chegar a um castigo que ela levasse a sério. Eu não levo muito a sério esse lance de castigo, ela sabe disso. Mas essa proeza mereceu e ela sabia disso. Estava esperando. 

- Ok. Seu castigo vai durar um mês então. Um mês sem comer uma mísera bala, nem chiclete, nem guloseima nenhuma!

- Nem um pé de moleque?

- NÃO!

- Nem uma paçoquinha?

- Não Laís! CAS-TI-GO.

- "Mas nem um bom-bom? Chocolate pode né mãe?" Disse ela em tom de “assim também já é demais”.

- Não. Se você se comportar, talvez. E trate de ficar muito satisfeita por eu não te deixar de castigo sem comer besteira até fazer 15 anos! 


E é dessa forma minha gente, encerrando a discussão com esse tipo de frase, que uma mãe perde completamente sua moral na hora de dar um castigo. Preciso me lembrar de parar com essa gracinha. 

Oi, eu sou um aparelho disciplinador!

Coé Cabeça!

Ela entrou numas de desenhar as bandeiras das seleções da copa. Daí no meio do caminho diz: o Japão tá na Copa? 
- Tá
-E a China? 
- Não. 
Aí criança diz: ... "ah, mas eu vou desenhar a bandeira da China assim mesmo!"
A mãe achando que ela está fazendo confusão com a bandeira do Japão pergunta:" e vc lá sabe como é a bandeira da China?"
- "Sei! É vermelha com uma estrela amarela na ponta cercada por quatro estrelinhas!" Diz ela triunfante.
- É vc sabe...
- Sou fraca não cabeça! :)

Não é fraca mesmo. Disso tenho certeza. 
Prestenção Cabeção!