30.7.09

O que é isso mamãe?


Da série "coisas que não me contaram quando fiquei grávida": antes da famosa fase do “porque”, que segundo contam começa lá pelos 5, 6 anos de idade, tem a fase do “o que é isso mamãe?” Tão chata quanto, e que requer tanta paciência quanto a famosa outra fase.

Quando são perguntas pertinentes, ou seja, coisas que ela realmente ouviu mas não sabe o significado tudo bem. Aliás, tudo bem as vezes, porque tem umas que são duras. Ok perguntar: “mamãe, o que é colabolar?” "É ajudar filha"...
Mas perguntar “mamãe o que é incoelente?” é dose. Como é que se explica um troço desse pra uma criança de 3 anos?
- Ah, filha é uma pessoa assim, que diz uma coisa e faz outra, sabe?
Não não sabe. E insiste:
- Mas o que é incoelente ma-mãe!?
- Sei lá filha. Não sei explicar. A mamãe não sabe tudo! Posso pular essa pergunta?

Posso. Ufa!

Tem vezes que ela quer só puxar assunto e vem com umas perguntas bobas que ela tá cansada de saber a resposta:

- Mamãe o que é biscoito?
- Pô filha, é isso aí que você ta comendo!
...
- Mamãe, o que é vaca?
- Com assim o que é vaca Laís? Você já cansou de ver no Discovery que a vaca é aquele bicho que dá o leite que a gente toma da caixinha. E você já viu uma vaca de verdade. Só o que você não sabe é que quando ela morre a gente faz aquele churrasquinho que você adora comer com farofa! (é eu pego pesado as vezes, eu sei).


Mas apesar de não ser a pessoa mais paciente ou original até que tenho ficado satisfeita com algumas das respostas que tem me ocorrido. A melhor de todas foi:

- Mamãe, o que é homem?
- Homem filha, é um menino que cresceu. A única diferença é o tamanho!

;o)

Nenhum comentário: