Meu pai é do tempo que se estudava Latim no colégio. Vira e mexe vinha ele com uma das suas "lições de Latim": - Meus filhos, vcs sabem o que é có- laborar? ( ele falava assim mesmo com acento no ó, ele é Baiano ora essa) Có-laborar vem do latim, "labor", trabalho. Có-laborar = trabalhar com. trabalhar junto. Có-operar. Óperar com. Ajudar. Eu preciso de ajuda meus filhos!!
Daí que a mãe da criança está tipo assim "dando coice na própria sombra" ( expressão roubada também do vovô Beto, diga-se de passagem) , no auge da TPM psicopática-maníaco-homicida, falando com a criança pela 35º vez para entrar no banho para não se atrasar para escola, com toda delicadeza e fineza que lhe são possíveis nesse momento difícil da vida:
- CARACA-LAÍS-EU-NÃO-AGUENTO-MAIS-PÔRRA! TUDO-EU -TENHO-DE-REPETIR-MIL-VEZES! ACABEI-DE -ACORDAR -E - JÁ-TÔ- CANSADA! UM-DIA-EU-AINDA-INFARTO-DE-MANHÃ-CEDO! NEM -EU-ME-AGUENTO -MAIS- REPETINDO-TUDO-O-TEMPO-TODO! COLABORA-COMIGO-PELA-MOR-DE-DEUS!!
Ela revira os olhos suspira e fala:
- Tá, tá, tá mãe! Mas o que é colaborar?
A lição de latim de outrora me veio a mente mas atordoada de hormônios rebeldes como estava disse apenas:
- É A-J-U-D-A-R Laís!
- Então porque vc não diz "ajudar"? ( Diz ela com a mão na cintura e sacudindo os ombrinhos a la Queen Latifa).
- Porque eu quero que você tenha um bom vocabulário.
- Tá! Mas o que é vocabulário?( Diz ela com a mão na cintura, sacudindo os ombrinhos a la Queen Latifa e batendo o pezinho pra ajudar na indignação).
Rsrsrs + risos. Só minha filha mesmo pra fazer esse "exu caveira subir" tão rápido!
De tudo que já passei na vida, de longe a experiência mais fascinante até hoje foi gerar uma criança, parir, amamentar, amar, sustentar, iniciar esse processo complicadíssimo de educar, e ainda ter de ouvir a guria dizer antes de completar dois anos: - Mamãe, você toma jeito!! Aqui pretendo deixar o registro dessa e outras gracinhas, gaiatices, certezas, incertezas, sugestões, receitas, resoluções, decretos e todas essas coisas, típicas de uma mãe coruja.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pois é, é rir pra não chorar.
bjbjbj
http://maeporacaso.spaceblog.com.br/
Oi, muito legal o seu blog. Uma importante questão para nós Mães é como contar para os filhos (ou melhor explicar) sobre perdas, como agir numa situação dessas. Achei um filme bem bonito que conta uma história sobre esse assunto http://www.youtube.com/watch?v=cgNzzdMZh5Y - boa reflexão.
Postar um comentário