15.3.13

Empreendendo

Laís, toda multimafacetada, fazia 3 coisas ao mesmo tempo: sentada no meio da escada ela via o último capítulo da novela das 6h com a avó no andar de baixo, contava uma fofoca do colégio pra mim no andar de cima enquanto moldava biscoitos de massinha em forminhas de gatinho.
Terminadas as 3 tarefas, me vem ela  toda sedutora, com uma bandeja improvisada, cheia de “biscoitinhos”:
- Quer um mamãe?
- Não obrigada filha, biscoito engorda.
- Esse é light mamãe, não tem glúteo nem lactose.
- “É glúten filha.” Retruquei rindo.
- Então mãe, não tem não. Nem glúten nem lactose. Pode querer, é light, pode pegar...Pega vai...
Peguei o "biscoito" e ela incentivando “vai mãe pega mais” peguei 3 e daí quando já ia fingindo que ia colocar na boca e já ensaiando aquele “huuumm” fingido, ela lança:
- São dois reais. 
Fiquei estarrecida. Como?
- Dois reais? A dúzia ou o cento?
- O que é isso?
- Uma dúzia é uma porção com 12 biscoitos, e um cento uma porção de 100.
- Não mãe! Dois reais cada biscoito!
- Laís, você não tem vergonha não? Vai cobrar 2 reais CADA biscoito da sua mãe?? São 6 reais 3 biscoitos Laís, realiza! Que absurdo!
- É muito mamãe?
- Claro, né filha! Aquele sacão de biscoito que eu compro pra você lá no hortifrúti custa 3 reais. Aquele montão de biscoito!
- Ué, mãe, vc não tem dinheiro? Não tem problema: a gente pode fazer uma troca então. 
- Troca? Vc quer dizer tipo um escambo? Sei. E qual seria a troca?
- “Ai mãe! Porque vc tem essa mania de falar essas coisas que eu não sei? O que é escambo?” Perguntou ela toda se sacudindo de impaciência.
- Uma troca ué. Era a forma que as pessoas negociavam antes de existir o dinheiro em moeda e em notinha. Vc me dá uma coisa que vc tem e eu quero e, em troca eu dou uma para vc que eu tenho e vc quer.
- Então tá mãe: eu te dou o biscoito (que, notem bem: eu nunca quis) e em troca você faz uma massaginha no meu pé, tá? 



Um comentário:

harumi disse...

muito bom!!! e esta menina, tão pequenina e tão esperta!!!! rsrs.